Miyoko Shakuda é a nova presidente do Mie Kenjinkai à gestão 2020/21
A Assembleia Geral Ordinária foi realizada no dia 19 de janeiro de 2020, contando com a presença de quarenta e um associados, na sua sede social, ocasião em que foi eleita a nova diretoria para a gestão 2020/21, tendo Miyoko Shakuda como sua presidente.
Takashi Shimokawa, presidente da associação desde 2014 (foi eleito vice de Paulo Otani, que veio a falecer nesse mesmo ano) teve de assumir essa função, o que lhe confere quase seis anos de gestão, foi quem apresentou o Balanço para aprovação. “Fizemos uma apresentação simplificada para entendimento imediato dos associados, mas inserimos o detalhado no caderno da Assembleia entregue a todos os presentes”, justificou. “Pelos números, todos puderam ver que, apesar do momento econômico instável do país, durante todos esses anos de nossa gestão, somado à superação de problemas internos, saímo-nos muito bem em todo esse período”.
No caso dos Relatórios das Atividades, alguns departamentos puderam relatar as suas aos presentes, como o Kendô, por seu responsável, Edson Masayuki Shiono, cujo departamento sempre contribuiu muito socialmente à associação, como ao Festival do Japão, e ainda trouxe a notícia da conquista do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil por equipes, por seus atletas, afora outras conquistas, detalhadas no caderno.
Francisco Noriyuki Sato, diretor do departamento Cultural, expôs sobre o sucesso do Curso de História do Japão, ministrada por ele e por Cristiane, sua esposa, e sobre o evento “Cultura Japonesa: os Valores Essenciais” onde o prof. Yuho Morokawa e ele próprio palestraram. O evento foi gratuito e foi solicitado que os participantes trouxessem produtos de higiene pessoal, que foram doados à Casa da Esperança Kibo-no-Iê. Seu departamento é também responsável pelo periódico Mie News e pela manutenção do site www.miebrasil.com.
Yamato Okamoto, jornalista-estagiário japonês do jornal Nikkey Shimbun, por ser originário da Província de Mie e deverá retornar ao Japão no início de março, foi convidado a, mesmo vindo a trabalho, participar também do shinnenkai que seria realizado a seguir e o aceitou.
Ao final, a chapa para a gestão 2020/21 foi eleita e composta conforme segue:
Diretoria Executiva:
Presidente: Miyoko Shakuda
1º Vice-presidente: Takashi Shimokawa
2º Vice-presidente: Silvio Kazushi Sano
Superintendente Administrativo: Edson Hiroshi Aoki
Superintendente Financeiro: Jorge Tsuneharu Sano
Diretor Secretário: Silvio Fujio Shakuta
Conselho Deliberativo:
Presidente: Tetsuhiro Hirose
Vice-presidente: Shigeru Matsumoto
Conselheiros: Alvaro Yokoyama, Hiroshi Sakakura e Paulo Shinohara
Suplentes: Taeko Takeuchi, Celeste Mie Fujita e Uichiro Umakakeba
Conselho Fiscal: 1º Eduardo Kenji Watanabe, 2º Carlos Takeru Kimura e 3º Diogo Nomura Neto
Suplente: Youiti Hirose
Diretorias Departamentais:
Planejamento: Celeste Naomi Shakuda Shirahama
Cultural: Francisco Noriyuki Sato
Social: Silvio Kazushi Sano
Bolsas e estágios: Ii-Sei Watanabe
Kendô: Edson Masayuki Shiono
Fujinbu: Márcia Miyazaki vice: Lucia Ono Ito
Quem é a nova presidente do Mie
Miyoko Shakuda veio como imigrante ao Brasil, em 1967, por uma das formas tradicionais surgidas dentre imigrantes japoneses ao país, para se casar com um jovem que mal conhecia, chamado Tadashi Shakuda, que tinha vindo cinco anos antes com um grupo de jovens que ficou conhecido como Cotia Seinen (Jovens de Cotia), sediado em Caucaia, interior de São Paulo.
Desde então morou nessa cidade, onde teve três filhos e seis netos. Após longo e contínuo período se dedicando ao trabalho e à família, a partir de 2000 resolveu direcionar sua vida a trabalhos voluntários. Nesse interim, em 2016, recebeu convite do presidente da associação Mie, à época, Takashi Shimokawa, para cooperar de forma mais efetiva à mesma e na condição de vice-presidente. Aceitou-o e desde então tem se dedicado muito a essa, que considera, missão, até porque duas de suas filhas já tinham sido contempladas com bolsas de estudo ao Japão por essa entidade, uma das quais também cede parte de seu tempo à associação.
Agora, na condição de presidente, não deverá encontrar dificuldades ao relacionamento com a Província de Mie, até porque em 2013, recebeu em sua residência, em Caucaia, o governador Eikei Suzuki e sua comitiva; e, no ano passado acompanhou a comitiva Mie/Wakayama ao Japão, quando se encontraram com as autoridades locais.
Aproveitando o ensejo, a associação realizou o tradicional “shinnenkai” para celebrar o ano que se inicia e, bem como, apresentar aos associados a nova diretoria que, a partir dessa data, lhes prestará serviço nesse período de 2020 a 2021.
A nova presidente, Miyoko Shakuda, após seu discurso de saudação aos associados, como forma de gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados à associação na gestão anterior, ofereceu vasos de orquídeas aos ex-presidentes, Takashi Shimokawa, da associação e Shigeru Matsumoto, do Conselho Deliberativo; a Tetsuhiro Hirose, como superintendente administrativo; a Hatsuco Tanaka, como diretora secretária; e ao vereador Aurélio Nomura, pela aceitação de continuidade como Conselheiro da entidade.
Após essas homenagens, Tetsuhiro Hirose, novo presidente do Conselho Deliberativo, saudou o público e abriu o brinde a essa data e, após servirem-se do almoço, encerraram a comemoração com uma seção de karaokê em que até a nova presidente mostrou seu dote musical.
Parabéns pela escolha dos representantes da associação Mie, pode contar com nossa
modesta colaboração, como sócio simpatizante Tomeo Kuwakino e Gloria Hisae Matsumoto Kuwakino.
Para a nova Diretoria da Associação Mie Kenjin do Brasil composta pela Presidente Sra. Miyoko Shakuda , Vice-Presidente Takashi Shimokawa, todos os membros, desejo muita saúde e sucesso na gestão, nos eventos.
Boa sorte e abraços.
Parabéns pelo artigo. Gostei muito de tudo que foi exposto, principalmente, sobre a apresentação do perfil da nossa nova presidente Shakuda san. Obrigada.